A Cidade
Barretos e Região
Transtorno de ansiedade no mundo corporativo
é um desafio que precisa ser enfrentado
Tony Borba, psicanalista e hipnoterapeuta explana neste texto sua visão profissional que devem ser
consideradas por empregadores e colaboradores no mercado de trabalho, tão disputado na atualidade,
cuja disputa por um espaço de destaque só tende a aumentar no futuro. Para ler e refletir. Segue.
29 de novembro de 2024
A ansiedade no ambiente de trabalho é um problema crescente, caracterizado por sentimentos de preocupação excessiva, nervosismo e apreensão, relacionados ao trabalho. Essa condição afeta o desempenho, as relações interpessoais e a saúde mental dos colaboradores.
Todos sabem que o mundo corporativo, marcado por prazos apertados, alta competitividade e constantes mudanças, tem se mostrado um ambiente propício ao desenvolvimento de transtornos de ansiedade.
As causas mais recorrentes estão relacionadas ao excesso de tarefas, prazos curtos e responsabilidade excessiva; em ambientes competitivos caracterizados por pressão e busca por resultados e perfeição.
O medo de falhar, de perder o emprego ou de não ser reconhecido; relações interpessoais conflituosas com os colegas ou superiores e até a falta de autonomia (pouco, ou nenhum controle sobre decisões e o próprio trabalho).
As consequências do Transtorno de Ansiedade são muitas, que vão desde a dificuldade em se concentrar, por conta dos pensamentos intrusivos e distração constante, o medo excessivo de errar que leva a procrastinação das tarefas, sensação de cansaço crônico, mesmo após o período de descanso, até o problema físico e comportamental como insônia, dores de cabeça e problemas gastrointestinais.
Ao identificar os sinais de ansiedade, o ideal é manter uma comunicação aberta, falar com gestores sobre suas preocupações, estabelecer prioridades e gerenciar o tempo de forma eficiente, praticar atividades físicas, uma alimentação equilibrada e dormir bem. Praticar meditação, yoga e exercícios de respiração.
Experimente sentar se confortavelmente, de preferência com a coluna reta, fechar os olhos para não permitir distrações, inspirar lentamente por 5 segundos, prender a respiração por 7 segundos e exalar lentamente em 9 segundos. Enquanto pratica, perceba o próprio corpo e repita por 5 vezes. Pratique esse exercício 3 vezes ao dia e vá sentindo a mudança das sensações.
Para prevenir o transtorno de Ansiedade, deve-se tomar algumas atitudes como, promover a colaboração mútua, o reconhecimento e o bem estar dos colaboradores, fomentar a saúde mental através do incentivo à prática de exercícios físicos e a busca por um equilíbrio entre vida pessoal e profissional, oferecer programas de apoio como manter a disposição os serviços profissionais de psicoterapeutas e programas de gestão do estresse.
A ansiedade no trabalho é uma questão séria mas que pode ser tratada, não apenas garantindo a saúde mental e física dos colaboradores, mas também promovendo uma produtividade de excelência.